Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, março 22, 2016

Encontro do FRES a 11 de Março


 
Realizou-se no dia 11 de Março um novo jantar-debate do FRES cujo tema foi centrado na Europa:
Qual o sentido desta Europa? É solidária? Ou dominadora dos elos mais fracos impondo as suas regras e roubando soberania aos Estados membros mais debilitados política e financeiramente?
Centrado neste tema foi abordado o papel das atuais gerações designadamente se terão sido estas gerações a falhar na construção de uma Europa (e de um país) mais justa para as futuras gerações.
 
Foi igualmente abordada a questão do crescimento do país nos últimos 40/50 anos o qual registou um crescimento indubitável colocando-se no entanto a dúvida se este crescimento e desenvolvimento não terão ficado além do desejado e aquém do seu potencial.

Discutiu-se a problemática da passagem das grandes empresas, de símbolos e ícones nacionais para as mãos de estrangeiros e as razões que levaram à extinção de uma boa parte da indústria nacional ou a deslocalização do capital para a posse de grandes grupos económicos internacionais.
Abordou-se a questão se este enfraquecimento económico terá sido culpa do Estado, dos políticos e dos líderes dos últimos 40 anos ou se os cidadãos em geral (a cidadania) não terão tido a sua quota-parte de responsabilidade.
 
Em mais um encontro que se estendeu para além do previsto, muitas questões ficaram em aberto. Estará por isso para breve um novo encontro para dar continuidade a estras discussões.