Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, novembro 13, 2010

O nosso apoio à Semana Mundial de Empreendedorismo




Portugal é este ano o palco mundial da abertura oficial da Semana do Empreendedorismo, a qual decorre na próxima semana entre 15 e 21 de Novembro.

Mais uma vez o FRES não dispensa de se aliar a esta iniciativa, recordando o evento e sublinhando a importância do tema, dando assim um contributo para a discussão sobre a importância do Empreendedorismo para a economia portuguesa em geral e para o reforço e modernização do tecido empresarial nacional.

Neste sentido gostaríamos de destacar, entre muitos outros que existem, 3 exemplos nacionais de iniciativas de Empreendedorismo e inovação que decorrem entre agentes económicos e empresas nacionais, como elementos impulsionadores de uma cultura empreendedora que sem dúvida já existe no país, mas que se deve continuar a expandir.

O primeiro trata-se da 1.ª edição do Concurso de Inovação e Empreendedorismo de base tecnológica organizado em Setembro pelo ISCTE realizado em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), o Deshpande Center for Innovation, a Sloan Business School e a Caixa Capital. Este concurso destinou-se a seleccionar quatro projectos finalistas, os quais virão a obter apoios financeiros até 1 milhão de euros para desenvolver os seus projectos.

Estes projectos finalistas resultaram de uma selecção de 20 projectos tecnológicos, distribuídos pelas áreas de Ciências da Vida, Sistemas sustentáveis de Energia e Transporte, Internet e Sistemas de Informação e Outros Produtos e Serviços.

O segundo trata-se da iniciativa designada por Global Strategic Innovation, programa organizado pela consultora Leadership Business Consulting, que se destina a promover a ligação entre as empresas inovadoras nacionais e o maior ecossistema inovador do planeta - Silicon Valley - com o objectivo de promover a formação de alto nível em inovação, vistas a empresas lideres na inovação , networking internacional e o contacto com aquele ecossistema e com as empresas inovadoras que lá residem. A organizar em 12 de Março de 2011 contou já com o apoio da AICEP na edição de 2010.

O terceiro exemplo refere-se ao programa de Empreendedorismo designado Dona Empresa, organizado em parceria pela Escola de Negócios do Grupo Lena e a Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias (APME). Através deste programa é prestada formação e orientação através de consultadoria individual, a todas as mulheres que pretendam iniciar um negócio. Estas passam por uma primeira fase de selecção, usufruindo depois de um programa de formação em sala em matérias elementares de gestão, finalizando com um plano de consultadoria individual.


São apenas 3 bons exemplos do que se faz por cá em matéria de Empreendedorismo e que merecem o nosso destaque.

Sem comentários: