Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, novembro 18, 2010

FICAR PARADO?
No seguimento de post anterior chegamos à conclusão que muitos desejam criar a sua própria empresa mas não o fazem. Aparentemente, desistem de ser empreendedores.

Talvez valha a pena salientar que ser empreendedor não tem que passar obrigatoriamente pela criação de uma empresa, seja ela própria ou não. Atente-se no significado da palavra empreendedor: é aquele(a) que empreende.

E o que significa empreender? O sentido é lato nos meios mas muito focado nos fins.

Empreender é investir. Dinheiro? Pode ser, mas nem sempre. Ainda que se invista dinheiro, capital, são outros os investimentos mais significativos.

Investir em esforço, empenho, perseverança, responsabilidade pelas acções e seus objectivos, comprometimento relativamente aos resultados, execução das acções necessárias para o sucesso, lançamento de ideias, produtos ou serviços, inauguração ou iniciação de espaços ou áreas de actividade, criação de novas formas de funcionar adaptando-se a novas tecnologias e a evoluções das condições do mercado que corresponde à actividade.

Todos nós podemos e devemos ser empreendedores. Muitas vezes somos sem dar por isso, sem o referir ou tomar consciência. Podemos empreender contribuindo no nosso posto de trabalho para melhores resultados da empresa em que trabalhamos dos quais, de uma forma ou de outra, iremos usufruir.

Acabamos de saber que o desemprego atingiu valores percentuais que nunca tinham ocorrido no nosso país. Precisamos criar empresas, mas também contribuir para salvar as que existem impedindo que o desemprego cresça. É preciso que muitos de nós empreendamos.

Porque será que muitos o desejam fazer, mas não o fazem?

Precisam, talvez, encontrar a forma de vencer a inércia. Conhecer a energia que faz mover o seu “motor de arranque”. É claro que falo de motivação a qual está sempre relacionada com a vocação o que seria tema para um outro post.

Aqui e agora coloco a pergunta: perante as dificuldades anunciadas e que já se começam a sentir, o que é que cada um de nós vai fazer? Ficar parado?

Como diz a canção do Sérgio Godinho, “antes o poço da morte que tal sorte”!

Excerto de “Antes o Poço da Morte”, Sérgio Godinho:
...
como no poço da morte
como no poço da morte
a gente gira contra ventos e marés
e tempestades e tornados
como os miúdos teimam
em ficar acordados
e lutam contra o sono
com os olhos arregalados
assim nós também p’ra lá da fadiga
giramos acordamos e dizemos:
eu tenho a morte toda p’ra dormir!

Mas como se costuma dizer
tem que ser
porque parar, nunca!
Ficar parado?
Antes o poço da morte
que tal a sorte

3 comentários:

Mário de Jesus disse...

Olhemos para o nosso lema Isabel: Se não interviermos e desistirmos, falhamos".

Falhar é desistir, não intervir nem participar, ficar parado e nada fazer, apenas lamentar.

Olhar para trás e não vislumbrar sinal da nossa atitude, da nossa acção e do nosso contributo.

E esquecer a grande variedade de exemplos de ideias, invenções, projectos e criatividade que hoje felizmente vai grassando na sociedade portuguesa ao nível do empreendedorismo.

E há exemplos destes nas empresas, nas escolas, nas associações civis e organizações sociais.

Recordemos por exemplo o excelente e elevado exemplo que é o Banco Alimentar contra a Fome.

Ou a criação de projectos empresariais inovadores na investigação na saúde, com prémios internacionais a serem atribuidos a investigadores portugueses.

Portugal está vivo.

Isabel Teixeira disse...

Pela minha parte está "Vivinho da Silva"!

À minha parte comecei nos ultimos anos 4 empresas a partir do "0". E todas elas estão a mexer, passaram o vale da morte e vão certamente mais além. Podem não representar muitos empregos, por enquanto, mas sempre é melhor criar alguns do que FICAR PARADO!

Mário de Jesus disse...

Isso é uma das vertentes do chamado verdadeiro empreendedorismo.

Como muito bem dizes no teu artigo, o que importa é emprender, criar,sejam empresas, negócios, projectos sociais ou intelectuais.

Parabéns Isabel porque são as pessoas como tu que fazem a diferença.