Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, setembro 24, 2010

Surf gets in your eyes


Aí estão as primeiras chuvas deste Outono. Para tristeza de uns e alegria de outros, o Verão deste ano chegou ao fim. Foi mais um ano em que tudo passou a correr, mas ficou-me na retina um acontecimento: a prova de surf que decorreu na Ilha de São Miguel nos Açores.

Pesquisando na net encontrei um artigo da revista visão sobre este assunto, do qual transcrevo o seguinte excerto:

“O Azores Islands Pro, uma das etapas do circuito mundial de qualificação de surf, o World Qualifying Series (WQS) vai já na segunda edição a terceira, a realizar em 2011, já está garantida e durante a segunda semana de agosto, entre os dias 10 e 15, esgotou a ilha de S. Miguel.

"Não há carros para alugar, os hotéis estão lotados e os restaurantes muito cheios", sublinha o responsável pela organização da prova, Rodrigo Herédia, 39 anos. As contas do ex-campeão português e europeu de surf são mais precisas. Herédia acredita que "os atletas gastaram, em média, 2 500 dólares, algo como 2 mil euros, para chegar e ficar nos Açores. Se considerarmos acompanhantes diretos e o público que veio especificamente para assistir à prova, estaremos a falar de 350 a 400 pessoas, pelo que a entrada direta de dinheiro na ilha não deverá andar longe do milhão de euros".

Queremos afirmar os Açores como um destino de turismo ativo." O desejo de Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia do arquipélago, é mais que uma declaração de intenções. "Temos 30 milhões de euros para investir em campanhas de promoção, durante os próximos dois a três anos",

Fim da transcrição.

A propósito desta transcrição e como reflexão, gostava de deixar aqui um pensamento e uma questão:

1º O Pensamento: Muitas vezes temos dito que Portugal tem muitas áreas económicas ainda por explorar. Julgo que este exemplo do Surf mostra claramente como um evento pode dinamizar a vida de uma região, conferindo-lhe receitas muito relevantes. A minha visão aqui é simplista, sempre que ganha uma parte do País, ganha o País.

2º A questão: Embora os 30 Milhões de Euros de Investimento em Promoção da Ilha não sejam obviamente integralmente dedicados à prova de surf, como se pode aferir que um determinado investimento de promoção turística tem o retorno desejado ?
( Se fossem apenas as receitas do surf, teríamos 3 Milhões de Euros de Receita para 30 Milhões de Investimento o que seria obviamente um prejuízo elevado. )

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Acredito também que o país não chega a divulgar as valências dos Açores como destino turístico. Falamos muito na Madeira - uma pérola sem dúvida - mas seria necessária investir muito e bem nos Açores.