Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

terça-feira, abril 06, 2010

Lisboa menina e moça




Recente inquérito de Março aos consumidores europeus conclui que é Lisboa o melhor destino turístico da Europa e o preferido dos europeus.

À frente de cidades como Praga, Londres, Barcelona, Amesterdão ou Berlim, a nossa Lisboa traja, menina e moça, vestida de azul do céu, brilhante de sol, com tamancos de prata como as águas do Tejo. Vitoriosa.

E entre as suas virtudes, os europeus apontam o seu povo hospitaleiro e simpático, o clima e o sol extraordinários, a sua luz, as marcas da história e da cultura portuguesas, e, como não podia deixar de ser, a sua (nossa) magnífica gastronomia.

Afinal, a sardinha, o tomate, o carapau, o vinho tinto, a ginjinha ou o torresmo, para já não falar do cozido à portuguesa ou dos pastéis de Belém, tudo isto é apreciado pelos que nos visitam. O que muitos de entre nós consideram brejeiro e popularucho é afinal um trunfo para os de fora.

São imensos os que apreciam a beleza arquitectónica da Estação de Santa Apolónia, os pipis das tasquinhas da baixa lisboeta, o Castelo de São Jorge, a Brasileira ou um passeio do Chiado ao Bairro Alto, os pasteis de bacalhau com um copo de vinho branco, como traços e testemunhos de uma cultura inigualável.

Nenhuma outra tem um Sporting e um Benfica com tal história desportiva e rivalesca, um Tejo e sete colinas. Nenhuma outra pisca o olho aos Jerónimos ou à Torre de Belém. Nenhuma outra assiste aos concertos no Pavilhão Multiusos, bebe umas bejecas no Pinóquio ou passeia pelos jardins Garcia de Horta. Nenhuma contempla à beira rio aquela outra banda.

Eu acrescentaria que de Belém ao Parque das Nações, com um desvio pelo coração da cidade, muitas vezes calma e soalheira, muitas vezes caótica e moderna mas sempre acolhedora, encontramos todos os ingredientes que tornam esta cidade, que é a nossa, na melhor capital do Mundo.

6 comentários:

Otavio Rebelo disse...

Caro Mário, Boa referencia a Lisboa que é uma cidade linda e merece todos os elogios que lhe fazem embora muitas pessoas não gostem de Lisboa o que é perfeitamente entendível. Tenho pena de não conseguir reproduzir com a "qualidade sonora" ou seja, com o sotaque típico do Norte, o comentário de muitos amigos do Norte quando dizem " a melhor coisa que lisboa tem é uma placa a indicar a direcção para o Porto ", o que até nem é mau, senão vejamos. Com esta boa divulgação europeia de Lisboa, cada vez chegarão mais turistas a... Portugal. E Portugal tem locais absolutamente fantásticos de Norte a Sul, de Este a Oeste. Para além de nós próprios podermos apreciar este Lindo País, a visita de turistas estrangeiros a Lisboa pode e deve ser aproveitada para estendermos as suas visitas aos 4cantos do País. Com o cenário económico difícil em que o País se encontra, todas as fontes de receitas devem ser melhor analisadas em termos de beneficios no curto, médio e longo prazo. Neste capítulo, a contribuição do Sector do Turismo pode ser cada vez mais relevante na captação de receitas e na criação de emprego. Compete-nos a nós capitalizar a divulgação da nossa capital.

Otavio Rebelo disse...

Caro Mário, Boa referencia a Lisboa que é uma cidade linda e merece todos os elogios que lhe fazem embora muitas pessoas não gostem de Lisboa o que é perfeitamente entendível. Tenho pena de não conseguir reproduzir com a "qualidade sonora" ou seja, com o sotaque típico do Norte, o comentário de muitos amigos do Norte quando dizem " a melhor coisa que Lisboa tem é uma placa a indicar a direcção para o Porto ", o que até nem é mau, senão vejamos. Com esta boa divulgação europeia de Lisboa, cada vez chegarão mais turistas a... Portugal. E Portugal tem locais absolutamente fantásticos de Norte a Sul, de Este a Oeste. Para além de nós próprios podermos apreciar este Lindo País, a visita de turistas estrangeiros a Lisboa pode e deve ser aproveitada para estendermos as suas visitas aos 4cantos do País. Com o cenário económico difícil em que o País se encontra, todas as fontes de receitas devem ser melhor analisadas em termos de beneficios no curto, médio e longo prazo. Neste capítulo, a contribuição do Sector do Turismo pode ser cada vez mais relevante na captação de receitas e na criação de emprego. Compete-nos a nós capitalizar a divulgação da nossa capital.

Mário de Jesus disse...

Caro Otávio

O problema é aquele que já haviamos referido no nosso trabalho e artigo sobre as cidades. Como é que definimos o papel de Lisboa enquanto capital do país? Qual é o seu papel principal ou como é vista em termos internacionais? Como deveremos promover a cidade?

Pelos vistos foram os estrangeiros qe lhe definiram esse papel. Lisboa é uma cidade turística aos olhos dos outros.

E terá que ser fundamentalmente nesse papel que termos que investir e promover internacionalmente a nossa capital.

Como o Zé Alves nos definiu no FRES a sua cidade berço - Guimarães.

Otavio Rebelo disse...

Caro Mário,
Podemos ter presente a importância de Lisboa pela dinâmica que já criou em termos turísticos em várias vertentes como o lazer, os eventos culturais ou o segmento do turismo de negócios, onde Lisboa tem um papel importante a nível nacional e internacional. No entanto não devemos ficar com a ideia que a dinâmica nacional depende dos objectivos que vão sendo ou não traçados para Lisboa. Por todo o país surgem iniciativas que trazem visitantes a Portugal. A Cidade Berço vai ser a Capital Europeia da Cultura em 2012, o que irá promover essencialmente a própria cidade mas também grande parte da região norte do país.

A sul temos outro exemplo com a dinâmica que o autódromo de Portimão continua a trazer. Agora é a Marca Porsche que vai instalar uma fábrica no parque tecnológico do circuito, na Mexilhoeira Grande, criando 25 postos de trabalho directos, que poderão chegar à meia centena a curto prazo, conforme o desenvolvimento do projecto, que tem o prazo de laboração previsto entre 2011 e 2026. Além da fábrica, a empresa vai também instalar no lote com 3.700 metros quadrados, a sede da equipa de competição, o departamento comercial e uma escola de pilotagem.

São apenas 2 exemplos, um a norte e outro a sul que mostram que o País está activo, não dependendo exclusivamente de Lisboa.

O que todas as regiões podem e devem fazer é aproveitar os impulsos que a entrada de visitantes proporcionam.

Mário de Jesus disse...

Otávio

Lisboa é Lisboa. É a capital e como tal tem que lhe ser definido um papel central, uma função ou uma estratégia para a promover junto dos mercados de turistas ou de homens de negócios que são os seus potenciais visitantes.

Mas como dizes e muito bem temos mais, muito mais para mostrar, divulgar e oferecer. Guimarães, Braga, o Luso, o Buçaco ou a Estrela, a verdura do Gerês ou o brilho da costa de prata, da costa vicentina ou as praias do sul.

Marvão com Portugal aos seus pés, Coimbra ou a Évora dos estudantes.

Todo um Portugal de lés -a-lés.

Henrique Abreu disse...

Estimado Mario,

Lisboa é uma cidade linda e a tua descrição ainda a tornou mais bela, um muito Obrigado Mario,... Lisboa menina e moça......