Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

segunda-feira, novembro 30, 2009

2498


Duas Mil Quatrocentas e Noventa e Oito Toneladas de Alimentos foram recolhidas este fim de semana pelo Banco Alimentar contra a Fome.

Trata-se de um recorde em termos de alimentos recolhidos e um facto ainda mais assinalável por se registar num ano em que também o desemprego bate recordes.

Os valores de recolha deste fim-de-semana representam para a Delegação do Porto 15 a 20% de tudo o que a associação recolhe ao longo do ano. Outro tanto são sobras mal embaladas da indústria agro-alimentar, mais 20% vêm da União Europeia, 10% é fruta do Instituto de Financiamento da Agricultura e das Pescas e 10% são amealhados duas vezes por semana no mercado abastecedor.

O valor recorde obtido este ano pode ser surpreendente, pois num ano em que se acentua a crise e o desemprego aumenta, seria de esperar menos donativos.

Pois é precisamente aí que Portugal e os Portugueses voltam a demonstrar que são um povo muito solidário.


É um povo que enfrenta grandes dificuldades e por isso entende bem o que cada vez mais famílias estão a sofrer com o aumento do desemprego.

A contribuição obtida este ano pelo Banco Alimentar volta a realçar uma ideia que eles tanto defendem.

Não é preciso que poucos façam muito. Basta que muitos façam pouco.

Esses muitos somos todos nós.

Do pouco ou muito que tenhamos, há sempre uma pequena parcela que faz mais falta a outros do que a nós.

Esse pequeno esforço que façamos, por altura destas campanhas, ou em qualquer altura do ano, não nos vai deixar pobres mas pode fazer toda a diferença a quem nada tem.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Penso que como ONG atenta a questões sociais o FRES poderia participar de forma activa e concreta em acções desta natureza.

Por exemplo todos os membros dedicarem um dia ou uma tarde/noite a ajudar o Banco Alimentar contra a fome na recolha de alimentos nesta época de Natal todos os anos.

Porque não. Punhamos um crachá que nos identificasse para sabermos com o que é que nos preocupamos.

Otávio queres lançar o repto?