Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, outubro 24, 2009

Um Fenómeno chamado PORTUGAL


Os mais baratos ? 32 e 57 Euros para o Relvado.

Para a Bancada os Bilhetes vão dos 99, aos 125, chegando mesmo aos simpáticos 250,00 Euros.

A totalidade de Bilhetes disponíveis: 42000.

Dia 17 de Outubro de 2009, em apenas 7 horas esgotaram-se estes 42000 papelinhos mágicos para um Espectáculo que se vai realizar em 02 de Outubro de … 2010. Não, não é engano, o Concerto dos Irlandeses U2 vai ser em Coimbra daqui a 1 ano e em apenas 7 horas, indiferentes aos preços, os Portugueses esgotaram a lotação do Estádio de Coimbra, levando os promotores do evento a reunir-se com os responsáveis pelos espectáculos da Banda de Bono e a solicitar-lhe a realização de um 2º concerto para os fãs que não conseguiram comprar bilhetes para o 1º Concerto.

Dia 24 de Outubro de 2009, a cena repete-se e todos os 39000 papelinhos mágicos para o 2º Concerto dos U2 ( também daqui a um ano), esgotaram-se em menos tempo ainda, apenas 4 horas!!!!????, levando já muitos a falar num 3º Concerto.

Por mim, fico-me por aqui, "passando a bola ao pessoal" do Marketing e aos Sociólogos. Julgo que têm aqui muito para se inspirarem, planearem, escreverem e debaterem.

Mais do que o Fenómeno U2 já reconhecido mundialmente há muitos anos, interessava estudar um Fenómeno chamado Portugal que indiferente a todas as crises “teima” em ser um País diferente para muitos. Poderemos e iremos certamente opinar sobre a questão dos contrastes em que muitos podem viver felizes mas essa felicidade parece não ser para todos.

No entanto e na “cruel ou não” economia de mercado em que vivemos, o Fenómeno Portugal vai ser olhado atentamente por muitos Vendedores de Sonhos, pois Portugal parece demonstrar inequivocamente que existe um Mercado potencial que, não sendo um "filão de ouro", tem muito por onde explorar.

4 comentários:

EfeitoCris disse...

Olá Otávio,

e quando é que nós, agarramos essa oportunidade e aproveitamos para instalar um negócio que venda sonhos aos portugueses?

Otavio Rebelo disse...

Olá Cris,

É uma ideia, obrigado pelo convite-desafio, quem sabe não o faremos num futuro próximo. No entanto ser um vendedor de sonhos é um "state of the art" e embora muitas vezes sinta estar perto desse nível, a realidade acaba por me demonstrar que ainda não estou lá. Mas como me diz uma pessoa próxima, em vez de tento, não consigo, desisto, temos de optar pelo tento, não consigo...insisto e aí talvez estejamos mais perto de cumprir o sonho de ser "vendedor de sonhos". E eu, mesmo não optando pelo caminho mais curto e lógico, não digo não aos desafios.

Boa Semana,

Otavio

Anónimo disse...

É... vender sonhos não é fácil, mas tb há quem os proporcione sem se aperceber do sentimento que incute no próximo... e isto faz toda a diferença. Isto sim é ser especial. Isto sim é um "state of the art". A humildade fica sempre bem. Tenho dito!

Mário de Jesus disse...

É assim este Portugal e os portugueses.

De futebol, festas, bailaricos e concertos nunca nos fartamos, mesmo que com o sacrifício daquela outra coisa chata chamada cultura...ou será coltura?