Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, setembro 20, 2009

Sobre Rodas


Vou apenas referir ( e não desenvolver ) uma triste notícia para o desporto nacional:
Nuno Ribeiro teve um controlo antidoping positivo antes da Volta a Portugal em bicicleta 2009, prova que ganhou, devendo vir a ser desclassificado e a vitória passar para o espanhol David Blanco.
Poderemos voltar a este assunto mais tarde mas para não estar sempre a falar de coisas negativas, gostava de falar das 2 Rodas da Bicicleta, referindo 2 outros aspectos.

1º Cada vez se vendem mais Bicicletas em Portugal

O número de Bicicletas Vendidas em Portugal tem vindo a aumentar todos anos. Já tinha uma amostra desta realidade pois moro próximo da EN 10, e Domingo após Domingo, vou vendo o número de ciclistas amadores a aumentar.

Dá gosto ver os cliclistas de domingo de manhã nas suas voltas. Raramente andam isolados e vê-los em grupo é algo bastante gratificante.

Somos também conhecidos por ser um povo de convívio e de sã camaradagem e a alegria e espírito de grupo que reinam nos múltiplos agrupamentos que passeiam nas manhãs de domingo, reforçam esses laços. Por mim fico por enquanto a roer-me de inveja.

Não sei (ainda) andar de bicicleta e ponho-me a pensar no número crescente de pessoas que estão a praticar este e outros desportos salutares e chego à conclusão que tenho de passar da inveja aos actos.

Resta saber em que desporto pois a minha proeminente barriga e bastantes quilos a mais não me permitem começar já pelo futebol, meu desporto de eleição.

2º Juan Carlos Castaño, presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo, considerou que o Velódromo Nacional é um "ponto de partida para o ciclismo português".

O Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento de Anadia foi oficialmente inaugurado numa cerimónia plural com exibições nas modalidades de ciclismo, esgrima, trampolim, judo e ginástica. Alves Barbosa, com as credenciais de referência do ciclismo da região, foi o primeiro a estrear o novo pavimento desfilando perante o público durante duas voltas. Posteriormente foi a vez dos integrantes da I Taça Ibérica de Pista no novo velódromo, pedalarem em ritmo de exibição.
http://www.uvp-fpc.pt/modalidade.php?id_modalidade_new=6

Estes equipamentos desportivos são uma excelente aposta na disponibilização de óptimas condições para a prática de desportos.

Estando localizado fora dos grandes centros urbanos, trazem vantagens adicionais em termos de desenvolvimento regional, no caso em questão, da Região de Anadia.

5 comentários:

Henrique Abreu disse...

Força Octavio,

O ciclismo faz bem ao nosso aparelho cardio vascular e, é benefico para quem, tem uns quilitos a mais pois, é mais "suave" para os joelhos e ligamentos do que os desportos de corrida ou/e futebol, aconselho um local isolado e sem transito para o inicio, talvez um parque de estacionamento que não tenha actividade ao fim de semana,...e ,....é só ganhar equlibrio,... Um grande abraço e votos de divertimento e boa disposição

EfeitoCris disse...

Amigo Otávio;)

Quando quiseres juntar os teus pedais aos nossos, somos um grupo desorganizado, que anda às vezes, algumas delas passamos lá na N10 quase à tua porta e este Domingo foi um desses casos 27Kms pra cima e outros tantos pra baixo - da Póvoa à Vala do Carregado e volta novamente à Póvoa!

Sejas bem vindo a este universo de gente doida que se arrisca a andar no meio dos carros desalinhados e das pessoas que fazem arremeço da beata mesmo direito a nós...

Ou então, desalinhamos nós mesmos por esse mato a afora, onde as subidas são desconcertantes e as descidas desconcertam o resto, entenda-se da Bike e de nós mesmos!

Como te disse quando quiseres é só aparecer...

Quanto ao não saberes andar de bike, isso numa descida resolve-se;)

Otavio Rebelo disse...

Cris e Henrique obrigado pelos vossos comentários e sugestões. Talvez opte inicialmente pela sugestão do Henrique. Já que não consigo contribuir para o equilibrio rápido das contas públicas ao menos que consiga o equilibrio em cima de uma Bicicleta, desporto que reconheço como bastante saudável. Pena é que como a Cris diz, não haja maior respeito pelos Ciclistas.

Mário de Jesus disse...

Caro Otávio

Eu já contribuí este verão: comprei duas novinhas e já andei uns kilómetros com os meus filhos. Agora temos três.

o pior foi no dia seguinte...

Mas essa de não saberes andar de bicicleta não é aceitável. Começa por comprar um capacete, depois aprende a montar e seguidamente a pedalar.

Ao espírito livre do FRES...

Mário de Jesus disse...

Caro Otávio

Eu já contribuí este verão: comprei duas novinhas e já andei uns kilómetros com os meus filhos. Agora temos três.

o pior foi no dia seguinte...

Mas essa de não saberes andar de bicicleta não é aceitável. Começa por comprar um capacete, depois aprende a montar e seguidamente a pedalar.

Ao espírito livre do FRES...