Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, setembro 27, 2009

Etapas para um empreendedorismo com sucesso


Sabemos através de inquéritos efectuados pelo Eurobarómetro que os portugueses são o povo da Europa que mais ambiciona ser empreendedor e criar um negócio próprio. Portugal surge assim na Europa como o país que incorpora, em termos relativos, a maior vontade e ambição de empreender. Segundo dados revelados por um inquérito realizado em 2006 sobre o empreendedorismo na Europa, conclui-se que 62% dos portugueses gostariam de ser patrões de si mesmos contra uma média europeia de 45%. Há porém algo falacioso quando observamos estes números de forma simples, pois se analisarmos a fase da concretização, 65% dos portugueses afirma nunca ter dado passos concretos para a realização desse objectivo, o que não nos coloca num patamar especial em termos de empreendedorismo.

Não há, como todos sabemos, soluções milagrosas ou receitas com sucesso garantido no que diz respeito ao empreendedorismo pois este incorpora desafios e riscos que têm que ser assumidos por quem tem a ousadia de avançar e investir num projecto seja ele de natureza empresarial, social ou outro.

O sucesso de quem empreende, depende do que empreende, quando e em que condições empreende, do perfil do empreendedor, da sua personalidade, experiências pessoais e profissionais anteriores, vivência familiar, atitudes e formas de encarar a vida. Por outro lado o sucesso é variável e relativo. Depende das metas e objectivos que cada empreendedor estabelece para o seu projecto, dos resultados e retornos que espera à partida.

Há porém um conjunto de regras e etapas que deverão ser acauteladas por cada empreendedor das quais dependerá o sucesso de qualquer projecto empresarial, social, pessoal ou outro.

Seguindo estas, as quais se apresentam de forma sintética, acreditamos que o empreendedor passará a reunir certamente um conjunto de saberes que lhe serão úteis e indispensáveis para guiar a sua estratégia, acções, pensamento e atitudes.

1. Como o empreendedor, em boa parte das vezes, é alguém que não tem fortuna nem grande capacidade financeira, não atribua ao dinheiro um valor que ele não tem uma vez que “ o dinheiro não faz o empresário”. É muitas vezes a necessidade financeira que faz o empreendedor.

2. Procure ser persistente e positivo e encontrar novas alternativas para o caminho que pretende trilhar, não desistindo à primeira contrariedade.

3. Procure identificar bem os potenciais clientes e as suas necessidades, analisando se o mercado é suficientemente interessante para acomodar a oferta e fazer vingar o negócio. É indispensável analisar se a sua oferta é importante para o cliente ou para o mercado.

4. Seja modesto nos gastos reduzindo os investimentos e as despesas ao valor estritamente indispensável para que o projecto possa evoluir sem excessos ou desperdícios.

5. Reduza os custos fixos ao indispensável, equacionando contratar em part time ou alugar equipamentos na fase de arranque em vez de os adquirir pois as licenças ou seguros podem ser demasiado onerosos.

6. Negoceie de forma franca e honesta as participações no capital com os parceiros investidores, com sócios ou fornecedores não abdicando da ideia e projecto originais.

7. Saiba negociar, de forma franca e honesta, as participações no capital dos diferentes parceiros.

8. Saiba delegar funções e responsabilidades nos seus colaboradores descentralizando a gestão. Procure identificar parceiros no negócio (internos) e para o negócio (externos) os quais se podem tornar alianças indispensáveis para o sucesso.

9. Respeite os clientes e as suas exigências, procurando escutá-los e percebê-los como sendo a parte mais importante do negócio.

10. Elabore um bom plano de negócios com o máximo de realismo nem que para isso seja necessário contratar um especialista em gestão dada a importância da apresentação deste a futuros investidores.

Sem comentários: