Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, julho 23, 2009

Sintra não é como Paris


A Câmara de Sintra quer transformar o concelho na Capital do Romantismo.
Quem conhece bem Sintra facilmente reconhecerá que este projecto tem fundamentos muito fortes.


Sintra é um lugar único em Portugal, e talvez na Europa e no Mundo.

Uma das jovens turistas estrangeiras entrevistadas recentemente por uma estação televisiva, disse espontaneamente que Sintra é um lugar muito bonito e disse ainda que Sintra é como Paris.

Dizer que Sintra é um lugar muito bonito é aceitável sem qualquer tipo de problema. Já quanto à afirmação de que Sintra é como Paris, tenho de confessar que me causa algum incómodo.

O Professor José Hermano Saraiva há muitos anos que diz que se queremos vingar a nível internacional, temos de promover o que cada região tem de diferente. Ser bom não basta, é preciso ser diferente.

Sei que é um pouco ( ou muito ? ) presunçoso da minha parte pois nunca estive em Paris mas não posso aceitar de modo algum que tentem dizer que Sintra é como Paris. Paris tem muitos encantos e acredito que seja uma cidade fantástica.

Já a nossa Sintra é especial por um micro-clima único que potenciou uma série de outros factores em redor:
- Potenciou uma Paisagem absolutamente deslumbrante, quer se esteja embrenhado na Serra de Sintra, quer se esteja no seu topo contemplando toda a região da Grande Lisboa.
- Potenciou a Construção de Castelo, Palácios, Convento, Parques, e um sem número de Quintas de beleza sem paralelo.
- Potenciou uma atmosfera propícia a romantismos e misticismos.

Milhares de turistas de todo país e de todo o mundo visitam Sintra todos os anos. Todos eles saem encantados com tudo o que vêem e sentem ao pisar aquele pedaço especial da terra.

Os turistas que visitam Sintra uma vez, ficam a conhecer o Palácio da Vila, O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Seteais e talvez pouco mais. Ficarão também a conhecer o centro da vila que tem muitos atractivos em termos de artesanato e guloseimas como os famosos Travesseiros da Periquita.

Mas eu que conheço Sintra desde os meus 15 anos, recomendo que quem ainda não conhece Sintra, a visite cem vezes. Em cada visita descobrirão novos cantos e novos encantos. Sintra é uma caixinha de surpresas sendo uma das mais deslumbrantes a Quinta da Regaleira. De carro ( ou a pé para os mais aventureiros ), há muito mais a descobrir nas estradas de Sintra desde o Palácio de Monserrate ao Convento dos Capuchos.

Todos esses momentos são temperados por um clima fresco e húmido, um privilégio, especialmente nestes dias de verão.

Quem conhece Sintra e Paris diga-me por favor, Sintra é como Paris ?

4 comentários:

MJS disse...

Pois eu diria antes que Paris é como Sintra... só que lhe falta um Palácio da Pena, um Palácio Nacional de Sintra ou mesmo uma quinta da Regaleira.
Sintra é um dos lugares mais decliciosos de ser encontrado em Portugal. Em Sintra encontram-se uma calma infinita. Capital do Romantismo pois! Mas alguém consegue sentir verdadeiramente Sintra sem se lembrar da História, dos verdadeiros amores vividos naquela serra? É impossível olhar para Sintra sem que os nossos sonhos comecem a despontar e se apoderem da nossa mente e do nosso coração. Nunca senti isso em Paris.
Otávio, que lhe responderia o Eça de Queirós???

Anónimo disse...

Na minha opinião, tratou-se fundamentalmente de um estado de espírito agradado. Na opinião da entrevistada, naquele momento, a descoberta de Sintra satisfê-la tanto como a recordação da visita a Paris. Óptimo!

Conhecendo ambas as cidades, sou capaz de compreender, mas não concordar.

Não é possível comparar muitas coisas entre Sintra e Paris! Ambas lindas mas muito diferentes.

Melhores Cumprimentos,
Nuno Maia

PS:A Paris já fui cinco vezes. A Sintra já tenho saudades dos travesseiros. Mas a avaliar pelos que comi, estive lá muitas vezes.

Cecília Santos disse...

Sintra é única. Por isso é Sintra.
Há Sintra do Ribatejo, Sintra do Alentejo...enfim Sintra de qualquer parte do mundo. Por que Sintra é Sintra e um referencial de beleza luxuriante.

Claro que há locais neste planeta magnífico como Sintra. Mas Sintra é nossa, a NOSSA Sintra, por isso única.

Os franceses falarão de Paris e os ingleses de Londres. Nós falaremos de Sintra...de Lisboa... de Guimarães...de Braga, enfim....escolham.

Abraço

Otavio Rebelo disse...

Estimados MJS, Nuno Maia e Cecilia Santos, obrigado por enriquecerem o espírito de todos os leitores no nosso blog com os pormenores e visões deliciosas de Sintra. Porque será que nunca me canso de ouvir falar de Sintra e sinto enorme alegria em (re)conhecer Sintra através dos vossos comentários:
- Eça teria certamente muito a dizer-nos.
- Delicioso o Nuno a contar as suas memórias dos Travesseiros
- Cecilia, absolutamente de acordo em existirem muitas Sintras.

Alguém conhece a Sintra das Beiras ?

Que fantástico País é PORTUGAL