Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, maio 31, 2009

Impressionante capacidade de poluir

Mais de 180 voluntários estiveram ontem na Praia dos Pescadores, na Baía de Cascais, numa operação de limpeza subaquática de resíduos no âmbito do Projectmar.
A iniciativa foi promovida pela escola de mergulho Divetek em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV).

Ao todo foram retiradas do fundo do mar mais de quatro mil toneladas de resíduos, saldando-se esta operação numa das maiores iniciativas do género em Portugal e rara na Europa.
Todos os resíduos removidos vão ser agora encaminhados para valorização através da SPV, entidade responsável pela gestão de resíduos de embalagens em Portugal e parceira no projecto.
"Entre os resíduos recolhidos com o apoio da grua presente no local contam-se embalagens de plástico, metal, vidro e madeira e, entre os de maior porte, carrinhos de supermercados, tubagens, material de pesca e pneus. Todos estes resíduos vão ser encaminhados para valorização através da SPV" afirma Luís Veiga Martins Director-Geral da Sociedade Ponto Verde.
Registo com agrado esta iniciativa. Para contrabalançar a nossa impressionante capacidade de poluir só iniciativas deste género poderão dar uma forte ajuda.
É também um sinal que existem projectos e acções concretas para defesa e protecção do nosso ambiente. A ideia de fazer do mar um dos nossos caixotes de lixo, tem de ser erradicada.
O mundo vive num cenário de diminuição de recursos naturais por explorar e Portugal tem no Mar, um dos seus mais valiosos recursos.
Ouvi falar de um projecto que pretende reclamar para Portugal uma vasta extensão de território marítimo, ou seja, este Oceano aqui tão perto de nós, tem nas suas profundezas muito potencial a explorar. Caso alguém saiba mais sobre este projecto agradeço que partilhem essas notícias. Eu próprio irei tentar aprofundar-me mais sobre este tema, pois o Mar merece todo o nosso respeito.
No passado foi através dos Mares que nos demos a conhecer ao mundo. No presente e no futuro, muito podemos ainda aprender e aproveitar com o Mar.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Otávio

Há dias num almoço com o Gabriel Goucha (fresiano) discutiamos a ideia que um dos próximos grandes temas do FRES poderia (deveria) ser o Mar. Este Mar que nos circunda e que fez de nós quem somos.

Este Mar que tanta importância pode ter para o futuro deste país à beira Mar plantado.

A economia do Mar pode ser um assunto quase inesgotável para nós portugueses.

Aqui fica pois o desafio.