Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

segunda-feira, abril 06, 2009

Slumdog Millionaire Fora D´Horas


Estou quase a terminar o curso de Formação de Formadores e o alívio nesta recta final do curso permitiu-me ir ao Cinema, um dos meus hobbies preferidos.
Fui ver o Galardoado com muitos Óscares, Slumdog Millionaire e adorei.

Há muito que não via um filme que me prendesse do primeiro ao último minuto com uma história bem construída e com sequências interessantemente encadeadas. Mais ainda, agora é comum o filme acabar e imediatamente as pessoas saírem da sala de cinema.


Eu ainda sou do tempo em que se via o filme até ao fim, deixando passar todas as legendas com os actores, encenadores, pessoal do make-up e toda a equipa que contribuiu para nos dar 2 horas de pura magia, a Magia do Cinema.

20 Milhões de Rupias foi o prémio que o Míudo do Bairro de Lata de Bombaim ganhou.

20 Milhões de Habitantes é a População de Bombaim.

O Filme mostrou muita miséria da India, mas fez-me pensar.
Se nós somos 10 Milhões , espalhados por um País inteiro e temos tanta dificuldade em ajudar milhares de compatriotas nossos que passam fome e tantas outras dificuldades, o que pode a India fazer para ajudar as Dezenas de Milhões de Pobres que tem ?

Por outro lado, temos Rádio,Televisão, Jornais, Internet e agora o Cinema a dar-nos imagens da India. Mas que imagens dão eles da India ? Apenas cenários de miséria e pobreza. Para contrabalançar temos apenas o Majestoso e inevitável Taj Mahal.


Mas a India não é só o Taj Mahal, nem só a pobreza , nem só os atentados, que os há também um pouco por todo o mundo.

Eu tenho a felicidade de conhecer mais pedaços de uma India maravilhosa, com paisagens deslumbrantes, riqueza cultural, gastronómica e arquitectónica de deixar qualquer um sem palavras. Tenho pena que essas imagens pouco eco tenham em Portugal.

Também não será fácil o nosso portal do sapo chegar a Gôa. Ele já está em Cabo Verde, Angola e Moçambique, mas chegar a todas ex-colónias portuguesas não parece ser muito fácil.

Portugal deixou um legado fantástico num pedaço da India ( GÔA ).
Nas muitas Indias que a India tem, temos um espaço que já foi dos portugueses e que pode ser a porta de entrada para partirmos à descoberta das outras Indias que não nos chegam aos olhos.

Eu voltarei em breve à India, com desejo de conhecer o Norte da India e as fronteiras com o Tibete e a China.

Não é uma viagem fácil, nem muito barata, nem muito cómoda, mas é sem dúvida um destino que quem tem o privilégio de conhecer, nunca mais se esquecerá.

4 comentários:

MJS disse...

Vale cada minuto.
Aliás a India está a moda. Não só o filme que se passa inteiramente em territorio indiano arrecadou 8 oscares - o melhor filme, também o último Booker Prize (principal prémio literário da língua inglesa) foi para o "The White Tiger" do Indiano Aravind Adiga.

Mário de Jesus disse...

Nós portugueses deveriamos lembrar e saber mais sobre a Índia, pois ao fim e ao cabo Goa, Damão e Dio, em tempos idos, pertenceram-nos.

Temos lá o nosso legado histórico o qual, acredito, seja ainda hoje recordado por gerações que estão vivas e que testemunham esse passado recente.

Otavio Rebelo disse...

O aviso já vai tarde mas creio que hoje na RTP 2 às 23,30h vai dar um programa sobre Goa. De vez em quando vai havendo uma reportagem ou outra, prometo que da proxima aviso com mais tempo. Abraços a todos, Otavio

Otavio Rebelo disse...

Ao contrário dos países africanos que mantêm como lingua oficial o Português, em Goa, após a Independência em 1961 o Português deixou de ser a Lingua Oficial. O que é incrivel é que passados quase 50 anos e não se ensinando mais o Português, ainda haja tantas pessoas a falar Português. Mas no programa de ontem chamaram a atenção de que dentro de 20 a 30 anos a maior parte das pessoas que ainda falam Português provavelmente já não estarão vivas e a presença de sinais de Portugal em Goa irão resumir-se às Igrejas e outros monumentos que com maior ou menor restauro lá se vão mantendo de pé.