Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, abril 24, 2009

Mea Culpa


O Presidente da República e o primeiro-ministro felicitaram, esta sexta-feira, Telma Monteiro, que se sagrou campeã europeia de Judo na categoria de menos de 57 kgs, ao vencer a final dos europeus que decorrem em Tiblissi, na Geórgia.


«Quero felicitá-la pelo alto nível desportivo demonstrado e pelo extraordinário empenho que tem caracterizado o seu percurso enquanto atleta, confirmado pelos títulos anteriormente obtidos», lê-se numa mensagem do chefe de Estado enviada a Telma Monteiro.


O Chefe de Estado sublinhou que «esta vitória é mais uma prova viva de que a dedicação e perseverança desportivas são o melhor caminho para o sucesso».

Faço aqui o meu “mea culpa” pois, não acompanhando com regularidade muitas provas desportivas, fui crítico da participação bastante abaixo das expectativas de muitos dos nossos atletas nos últimos Jogos Olímpicos de Pequim.

Embora os Jogos Olímpicos sejam o expoente máximo na vida de um atleta, não constituem o único palco onde os atletas podem brilhar e mostrar o seu valor.

Depois de uma participação discreta em Pequim, e enquanto eu me ocupava de outros assuntos, Telma Monteiro foi diariamente treinando e lutando até chegar a estes Europeus, em boa forma, de tal modo que arrecadou a medalha de ouro e fez com que mais uma vez o Hino Português fosse ouvido e a Bandeira Nacional Hasteada.

À Telma Monteiro apresento os meus pedidos de desculpa e dou-lhe os meus parabéns, aprendendo com a lição que ela nos deu, retratada na voz do Presidente da República, «esta vitória é mais uma prova viva de que a dedicação e perseverança desportivas são o melhor caminho para o sucesso».

Parabéns Telma

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Parabéns a todas as "Telmas" deste país. Muitas vezes herois e heroínas incógnitos.