Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, abril 08, 2009

E se o clima deixar de ter brandos costumes ?

Olá a todos, este artigo é integralmente transcrito do jornal de notícias. Penso que é também um tema interessante a debater e onde teremos décadas de trabalho pela frente para corrigir o que está mal feito.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1194466
Portugal é onde mais se morre devido ao frio
Portugal é um dos países da União Europeia onde mais se morre por falta de condições de isolamento e aquecimento nas casas, conclui um estudo de especialistas da Universidade de Dublin que comparou 14 países europeus.
De acordo com a investigação, que analisa as potenciais causas da mortalidade no Inverno em 14 países europeus, "Portugal tem a maior taxa (28 %) de excesso de mortalidade no Inverno", seguido de Espanha e Irlanda, com 21%.
"As nossas casas não estão nada preparadas para enfrentar o frio (...)", disse Claudia Weigert, da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Claudia Weigert chamou ainda a atenção para a importância de avaliar a carga económica associada à habitação, explicando que os diversos problemas de saúde que as pessoas podem ter devido à má qualidade do ar interior e à falta de isolamento das casas resultam em baixas médicas com peso económico para o país.
A investigação, que foi publicada em 2003, aponta ainda "níveis exemplares" de eficiência térmica no interior das casas em países com Invernos rigorosos como a Finlândia e a Suécia, onde a totalidade das habitações têm vidros duplos e isolamento térmico nas coberturas, paredes e pisos.
"Os países com climas mais temperados tendem a ter baixa eficiência térmica nas habitações e por isso é mais difícil manter estas casas quentes quando chega o Inverno", refere a investigação.
Aquando da publicação do estudo, apenas 6% das casas em Portugal tinham isolamento térmico nas paredes e coberturas e só 3% tinham vidros duplos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não se prevê que o clima deixe de ter brandos costumes. É mau para a saúde, economia, bem-estar, desenvolvimento, etc. Mas, deve-se prever a influência da humanidade no clima, para corrigir o seu comportamento e evitar que se auto prejudique!

Melhores Cumprimentos,
Nuno Maia

Anónimo disse...

Caro Octávio,

O parque habitacional vai mudar, para melhor, a legislação vigente e em práctica impõe minímos de qualidade energética e qualidade do ar interior em todos os edificios de habitação e de serviços. São regras adequadas às necessidades de cada região nacional. Assim, espero que dentro em breve, não se leiam, nem ouçam quaisquer notícias deste tipo sobre este País de clima ameno e tranquilo.

No entanto, convém que os sistemas de aquecimento, existam, sejam devidamente mantidos e utilizados quando necessários!

Melhores Cumprimentos,
Nuno Maia

Mário de Jesus disse...

Sempre assim foi. Desde os tempos idos. Pobreza social, falta de visão futura, vistas curtas dos construtores, uma sociedade virada para dentro sem nunca ter seguido as melhores práticas neste campo, observando e estudando as novas técnicas. Ainda hoje se controi em muitos locais como há 30 anos.

Apesar de ser um país de clima moderado Portugal sempre teve zonas de Inverno muito frio e rigoroso, neve em muitos locais e temperaturas geladas de noite e no Inverno. Grandes amplitudes térmicas conhecidas que teriam merecido alguma atenção. Basta lembrarmo-nos do nordeste transmontano, das beiras ou mesmo do alentejo profundo.

Esperemos que em breve tudo mude ainda que já muito seja feito com grande qualidade.

Otavio Rebelo disse...

Caros Nuno e Mário, Obrigado pelas vossas reflexões e comentários. O Nuno refere e bem que as boas práticas estão em grande escala a ser implementadas o que nos dá confiança para as construções do presente e futuro. Mas como o Mário refere muito se construiu em Portugal nas últimas décadas, sem respeitar principios básicos de protecção térmica. É preciso continuar a apoiar as boas práticas que devem incluir restauros e reconversões sempre que possivel.