Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, abril 08, 2009

Dividir ou Multiplicar

Há sonhos que são possíveis de concretizar. Basta que haja liderança e iniciativa.

Sempre fui a favor de partilharmos a nossa experiência profissional com os colegas da nossa organização. Cada um detém uma (ou mais áreas de saber ) e em poucos minutos pode transmitir aos colegas o que eles levariam horas ou dias a entender.
È óbvio que não estou a falar da transmissão de todo e qualquer conhecimento. Um cozinheiro que detém o segredo de uma receita de sucesso não a deve transmitir a todos os seus colegas cozinheiros. Mas haverá um sem número de “dicas” que ele poderá transmitir aos seus colegas como por exemplo conselhos gerais de como seleccionar e preparar uma série de ingredientes, sem que isso o comprometa.
Mas o medo, esse terrível inimigo do progresso, toma conta de muitos de nós e com receio de que o colega do lado fique a saber mais do que nós, guardamos a sete chaves todo e qualquer conhecimento geral que tenhamos.
Estamos assim a promover a cultura da divisão que não nos leva muito longe.
Ontem tive o privilégio de assistir a uma breve acção de formação interna a nível profissional.
Numa hora apenas , um dos colegas (que é TOC), deu uma óptima explicação aos outros colegas, que pouco percebem de contabilidade, de como se fazem os movimentos contabilísticos no programa de contabilidade.
O saber não ocupa lugar e esses conhecimentos ajudam cada um de nós a compreender melhor a vida dos documentos contabilísticos que nos passam pelas mãos todos os dias, ficando a conhecer melhor que informação eles contêm e como são tratados.
Fiquei com a certeza de que não há sonhos impossíveis.
Para que as organizações reforcem a sua competitividade e espírito de grupo basta que haja iniciativa e capacidade de liderança.

1 comentário:

Efeito Cris disse...

Gostei da frase inicial...
"Basta que haja liderança e iniciativa"

Dividir para multiplicar já alguém dizia...

E por falar em sonhos...recomendo "Vendedor de Sonhos" de Augusto Cury...na minha interpretação uma abordagem à imagem e atitude de Jesus, se aceitassemos que o mesmo se poderia encontrar agora, actulamente, entre nós, no hoje e viesse analisar a forma como vivemos e lidamos uns com os outros na nossa sociedade.

Um livro que quer transmitir o valor da partilha, o peso e a importância de dividir, como forma de nos conhercemos melhor, para com isso aceitarmos melhor os outros.

Assim que li o teu post, só me lembrei de te falar do livro...