Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, março 01, 2009

Porque razão os Portugueses não votam?

Cada vez mais aumenta a abstenção, menos gente a votar, sem contar com os votos nulos. Então porque não se verifica uma redução de mandatos? Assim, imaginemos que um dia apenas votavam 250 eleitores ... teríamos 250 deputados? Parece-me que uma forma de obrigar os eleitos a respeitarem quem vota e a serem coerentes com as sua promessas, seria reduzir os deputados na proporção dos votos nulos e da abstenção. Se não votam os 100% de eleitores, porque razão se deve considerar 100% de porcentagem na contagem final? Será que os eleitores cada vez mais deixam de exercer o seu voto por serem iletrados? Apolíticos? Ignorantes? Claro que não!! Deixaram de acreditar e consequentemente de votar, só que esse seu gesto de protesto não tem efeitos práticos, é como se deixassem de existir. Deste modo a frase " o voto é uma arma" deixa de ter sentido!
Nos anos 70, estava eu a cumprir o serviço militar, assisti a uma discussão entre militares do quadro permanente em que falavam das suas competências e qualidades, quando um deles, já farto da conversa rematou " deixem-se de tretas, nós só estamos  cá porque, no nosso tempo, quando chegamos à idade de trabalhar, só tínhamos 3 alternativas : ou íamos para a CP (caminhos de ferro) para a Polícia/GNR ou para a tropa (serviço militar)". Pois é, lembrei-me dessa situação e deparo-me com o seguinte : agora parece que só há uma alternativa para eles "ser político". A ser assim, já compreendo a qualidade dos políticos que temos, contudo reconheço que são espertos (não confundir com inteligentes), mesmo que "as gentes" não votem, os restantes continuam a contar 100%, assim estão sempre legitimados. Se só votarem 60% dos eleitores ... os outros 40% (entre abstenções e nulos) não significam nada? Então para que serve o VOTO?? E como recuperamos estes eleitores? Como comunicar com os eleitores? A comunicação, como sabemos, poder ser Verbal e Não Verbal. A verbal pode ser manipulada, dizer uma coisa e sentir outra (preferencialmente usada pelos políticos), enquanto a não verbal (salvo representação teatral) é espontânea, mais sincera e informa-nos do aqui e agora. Uma das formas de o constatar é através da expressão facial, onde podemos perceber no outro, entre outras coisas, se está triste, alegre, satisfeito ou irritado. Neste âmbito, quando os políticos falam, para além da representação teatral, o que observamos? Faces crispadas, sobrolhos franzidos, olhos "esbugalhados", dentes cerrados quando se lhes pergunta o porquê das suas atitudes e/ou decisões. É assim que esclarecem os eleitores? Transmitem serenidade, à vontade , confiança? Obviamente que não, pelo contrário, geram desconforto, mal estar, sentimentos de culpa (por ter votado) e por isso deixam de votar. Só que se enganam quando pensam manifestar o seu descontentamento, pois a sua atitude não vale nada, são classificados como desinteressados da "coisa pública" e como tal sem direitos, É como se não existissem, mas têm de continuar a pagar impostos. E os que votam NULO ou BRANCO? Foram lá ... também não existem? É por essas e por outras que se devia reduzir o número de deputados em função dos descontentes ou enganados, talvez assim se preocupassem mais com a EDUCAÇÃO dos portugueses para deixarem de estar na cauda da Europa.

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

Caro Zé Alves

Em primeiro lugar sejas muito bem vindo a este nosso blog. Esperamos ter-te por aqui de forma contínua e sempre valiosa como já nos habituas-te.Excelente começo.

Concordo com os principios da tua reflexão. E a propósito já tivemos diversas vezes esta discussão entre o FRES.

Por exemplo discutiu-se muito a importância do voto nulo (uma vez que a abstenção pouco representa ou é de dificil interpretação - podendo apenas demonstrar indiferença - mas indiferença a quê?).

Um dos nossos confrades defende há muito tempo o voto nulo afirmando que, se cerca de 10% ou 15% da população votante demonstrasse através do voto nulo a sua insatisfação, que peso que isto teria entre a sociedade e os políticos. Obrigaria a reequacionar o valor do voto. Interessante discussão.

Abraço

Anónimo disse...

Bemvindo José,
concordo em absoluto que voto nulo, em branco ou a simples ausência de voto apenas têm um efeito prático - o votante deixa de contar para efeitos de escolha de quem irá dirigir a Nação. Pode-se tentar tirar conclusões, mas a verdade é que essas afirmações de posição são pouco úteis. Útil será veicular posições e opiniões através da palavra, da emissão de opinião em meios de comunicação, como o presente blog, por forma a chegar ao público com uma mensagem mais rica que a mera ausência do acto de votar.
Abraço,
João