Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, março 15, 2009

EQUAÇÃO DA VIDA

Os anglo-saxónicos na gestão global adoram números, bases matemáticas da vida diária, cada vez existem menos especialistas em números, mas temos mais viciados nos mesmos. É necessário!

Somos diariamente bombardeados com os números: quantidades, percentagens, valores, cêntimos, no café, na bomba de gasolina, supermercado, lojas, sempre com a Grande Ciência que é a Matemática presente, X €´s; Y unidades; promoção de A% no dia W, etc…a matemática e os seus resultados fazem também parte da Grande Ciência que é a nossa Vida!

Deste modo gostaria de falar da Equação da Vida! Sim…, pois considero que a Vida “per Si”, não é constituída apenas e só por uma Variável, mas sim por um conjunto multidisciplinar de Variáveis, tal como nas equações matemáticas.

Equações essas, constituídas por várias variáveis, umas mais complexas e de difícil compreensão que outras, mas todas com um resultado, positivo, de preferência!

Isso não significa que nos restringimos apenas e só a uma variável, dedicando apenas a nossa taxa de esforço nessa, mas sim na complementaridade e interligação das mesmas.

Vejamos por exemplo a Realização! Refiro-me a qualquer uma, isto é, pessoal, profissional, emocional, etc. Dificilmente, arranjaremos uma definição clara e quantificável. Já Maslow não conseguiria explicar sem a sua famosa e brilhante pirâmide.

Realização Pessoal = Família + Trabalho + Saúde + …Amigos, etc…

Doutra forma,

RP = F + T + S + A +etc…

Não quero tornar a complexidade da vida, nesta pequena frívola equação, mas de facto, pode- nos ajudar!

Sendo mais minucioso, por exemplo, uma pessoa não depende apenas e só de uma variável, por exemplo da tarefa que desempenha. Seríamos apenas títulos formais tais como Técnicos, Ministros, no fundo seríamos estandardizados e rotulados.

Uma pessoa é em simultâneo, um agente social, um profissional, um sobrinho, um amigo, um colega, uma complementaridade, recorrendo à linguagem informática, um “Bundle” Social!

Dentro de cada um destes itens, variáveis, papéis, se formos mais precisos, assertivos, rigorosos, melhores resultados obteremos em toda a Equação Global que é a VIDA.

Ex: + + + = +

Assim bem como mais forte, positiva e sólida fica a nossa variável, na sua extensão, no seu Global, logo a probabilidade da mesma vir a ter um resultado positivo da nossa EV (Equação da Vida), aumenta.

Alguns exemplos:

C + A + D + T = G, i.e, Concentração+Aperfeiçoamento+Diário+Tempo = Génio

Deixo-vos este desafio, fazendo a anologia com uma ponte:
-

Atravessariam uma ponte A, tendo esta apenas um pilar de sustentabilidade?
- Ou optariam pela B com mais pilares na sua base?
- Qual das duas poderá perdurar e resistir a trepidação diária dos peões, automóveis, camiões, ou até mesmo às intempéries ou eventuais terramotos?

Como disse um Colega Fresiano, Food for Thought!

Alexandre Motty

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Caro Alexandre

Genial.

Excelente tema e acertada equação.

Parabéns pela exposição. A Equação da Vida, se bem formulada e calculada leva a um resultado: a felicidade.

E por aqui construímos também uma dessas variáveis: a realização pessoal.

Abraço