Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Tarefa Individual = Sucesso Colectivo

Existem tarefas Individuais e Sucessos Colectivos, como todos sabemos!
Uma não invalida a outra e ambas estão interligadas.
O que é o individual sem o Colectivo, e vice-versa?
O que são as Empresas, Instituições sem os Indivíduos/Pessoas?
O que é o planeta sem os Continentes?
O que são os Continentes, sem os Países?
O que são os Países sem as Regiões, sem as Cidades, Vilas, Aldeias, sem os Seus Povos, sem as Pessoas?
É nesse campo do “Individual” que cada um de nós possui, quer a nível Social, Familiar e Profissional que devemos alocar energias e fazer algo.
No nosso quotidiano, devemos valorizar as pessoas, quer Família, Colegas de trabalho, quer Amigos, Vizinhos ou mesmo desconhecidos, tendo sempre uma atitude positiva.
Isso sim é inerente, a cada um de nós, nada e ninguém nos poderá tirar.
O “Modus Faciendi/operandi”.
Queixamo-nos de diversos problemas. E o que fazemos?
Vejamos por exemplo Países de Leste e as suas Pessoas. Países que sofreram Guerras, países com climas frios e cinzentos. Países em que a população emigrou à procura de novas oportunidades de trabalho, e…VIDA!
São esses mesmos Países que apresentam a menor taxa de iliteracia, com uma riqueza grandiosa a nível Cultural como o caso da Música, da Arte, etc.
Porque não independentemente da grandeza dos problemas e suas origens, não colocamos “mão-à-obra”, damos Voz ao nosso “Individual” nas tarefas/funções que desempenhamos, no nosso dia-a-dia, desde o acordar ao deitar, pois Poder =Vontade x Capacidade!
Já o provámos nos Séculos passados, porque não agora que possuímos mais Know-How?
O ser humano está sempre a aprender, com as suas próprias experiências, com a dos outros, learning by doing, adaptarmo-nos ao individual para com o Colectivo.
Acredito que desta forma e em conjunto, sem querer que passemos do 8 para o 80, e sem uma Visão míope das tarefas Individuais, poderemos abandonar o Passado, Agarrar o Presente e Projectar o futuro.


Alexandre Motty

2 comentários:

Otavio Rebelo disse...

Olá Alexandre, interessante reflexão que reforça o papel indispensável dos indivíduos na construção de uma sociedade melhor. O sucesso colectivo depende de facto de muitos contributos individuais. Barack Obama não disse Yes I can, mas sim Yes we can, entendendo perfeitamente que sem o contributo de cada americano, não será possivel sair da crise em que os Estados Unidos mergulharam, arrastando múltiplas economias mundiais. Partilho pois plenamente da tua ideia de que muito do que desejámos está na mão de cada um de nós enquanto indivíduo importante do colectivo que é o país. Otávio

Mário de Jesus disse...

Caro Alexandre

Sempre ouvi dizer que a união faz a força.

Temos aqui um exemplo tirado deste artigo que, o ser individual tem (ou pode ter)força colectiva. Das acções individuais se constroi uma corrente, que pode ser de solidariedade, força, amizade, compadrio, de valores ou de rumos e principios.

E todos contam. Lembra-me a história do passarinho, contada aqui pelo Otávio, que levava a água no seu pequeno bico para ajudar (contribuir) para apagar o grande incêndio da floresta onde habitava.

Abraço