Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, janeiro 18, 2009

O Caminho

No link
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1073398
pode-se ler a notícia com o título “ Norte passou a liderar os calotes à Banca “
Aqui fica um pequeno extracto
“ Em meados de 2008, ainda antes do agudizar da crise, era a Norte que se encontrava mais crédito incobrável
É mais um dos sinais da crise que atinge as empresas situadas no Norte: é lá que está a maior percentagem de crédito de cobrança duvidosa do país. O couro (curtumes e calçado) e o têxtil lideram os calotes.
Ainda antes do agudizar da crise que atirou Portugal para a recessão, a situação das empresas do Norte tinha piorado a ponto de passarem a ter a maior fatia de crédito incobrável do país. Dos 119 mil milhões de euros emprestados à actividade económica, 31 mil milhões foram entregues a empresas sediadas no Norte e, destes, 3% (quase mil milhões) foram dados como incobráveis no terceiro trimestre de 2008, diz o Banco de Portugal. O problema ainda vai piorar antes de melhorar, dizem os empresários, sobretudo se não forem dados passos para ajudar as firmas já em dificuldades. “
Esta notícia teve um comentário online, duro, apesar de conter algumas verdades.
antoniooliveira
18.01.200914:48
Portugal - Porto
O optimismo dos Portugueses e principalmente dos políticos era tão grande, que só podia dar num beco sem saída, não se pensa muito no futuro, temos por hábito, pensar só no presente e depois vê-se, e o resultado está à vista, empresas e famílias super endividadas. Acabaram-se os sonhos, estamos no fundo do poço e não há possibilidade alguma de sair, desistamos da mania das grandezas e admitamos que somos realmente pobrezinhos, não só monetáriamente, mas também de espírito, de mentalidades, no desenvolvimento, na criatividade, até somos pobrezinhos nos locais de trabalho, quando alguém tenta produzir mais, ou inovar, há meia dúzia a puxar para trás, desmoralizando esse alguém, e até rotulando-o de louco, ou de engraxador do patrão. pois bem, aqui temos um País à beira da ruína financeira, na miséria, no fim.”

Em todos os quadrantes se houve dizer que é necessário unir esforços para fazer face aos tempos difíceis que estamos a enfrentar. Mas essa tentativa de união de esforços careceria ( se fosse possível ) de uma calendarização. Uma pessoa pode pensar que temos 1 ano para unir esforços, mas outra pode dizer que as coisas não estão tão mal assim e que podemos ter 2 anos para conseguirmos unir esforços. Na minha opinião, não temos já 1 , 2 ou 3 anos para unir esforços. O tempo é de acção, pois a cada semana que passa, continuamos a afastar-nos do caminho certo. Como unir então os esforços e começar a fazer as coisas certas?
Aqui reside o maior problema. Não vai haver uma “varinha mágica” a unir-nos e a permitir que de forma concertada consigamos lutar contra a crise. O caminho é outro pois o que está ao nosso alcance é sobretudo a luta contra a descrença.
É necessário que cada um entenda que por muito pouco que possa fazer, aquilo que realmente fizer de ponderado, produtivo e positivo, estará imediatamente a dar um contributo para remarmos contra a maré. Mais do que esperar que haja uma concertação de interesses politico-partidários, civis ou comerciais, públicos ou privados, tem de existir o interesse em cada indivíduo, cada cidadão, em fazer o que está ao seu alcance.
Não podemos pedir milagres globais, mas podemos pedir múltiplas acções individuais. Serão essas, centenas de milhares de acções individuais que poderão fazer com que o rumo dos acontecimentos seja outro. A ajuda dos governantes será bem vinda, pois são eles que têm a faca e o queijo na mão. Mas é necessário que entendamos que o queijo que está nas mãos deles ( sendo o queijo entendido aqui como os recursos do país ) não é um queijo grande, Portugal não é rico em recursos naturais como Petróleo ou Diamantes. A riqueza dos portugueses está no valor de cada um de nós. Está na hora de mostramos o que valemos.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Podemos começar todos por falar menos da Crise.

Enquanto não deixarmos de falar da Crise ela não desaparece, ninguém se esquece dela. A Crise é crise mas é também conversa e muitas vezes fiada. Falamos da crise, queixamo-nos da crise, muitos vivem-na de facto, sentem-na de facto e sofrem com ela, outros aproveitam-se dela. Falam de crise mas continuam a desperdiçar a 200 à hora.

Combater a crise? Sim. Como? Trabalhando mais e melhor.