Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Querer mudar de vida


Não pode nem deve ser desvalorizada a situação vivida na Grécia com as manifestações de violência que têm ocorrido nas ruas da capital e do país.

Porque estas manifestações não representam apenas e só a rebeldia dos jovens estudantes gregos. Representam muito mais do que isto. E como tem sido dito e analisado pelos sociólogos, não se tratam de manifestações por parte das classes baixas e desfavorecidas do país. São antes provenientes da classe média e média alta, as quais vivem num clima de total desalento, total descrença, falta de perspectivas de vida, com salários em desvalorização, com o agravamento do custo de vida e aumento do desemprego. Parece que os gregos têm tendência para serem destemidos e agirem assim.

É relevante ouvir o que dizem os sociólogos gregos e os estudantes na rua, filhos de alguns dos grupos favorecidos da sociedade grega. Não esperam mudanças no ensino, nos programas ou nos professores. Querem antes mudar de vida. Mudar a sua vida.

Estes movimentos de instabilidade social, já antes precedidos por iguais manifestações de violência em França recentemente, estes sim provenientes das classes mais desfavorecidas, são um sinal. Mas um sinal negativo e preocupante do estado social de uma Europa em crise financeira, económica mas também social.

O risco, hoje, da sua repercussão a outros países é significativo. Porque as pessoas e as famílias se encontram em profundo desalento, pouco confiantes numa vida melhor no futuro próximo. É ouvir o que dizem os portugueses nos inquéritos realizados. Somos os menos confiantes na melhoria da nossa qualidade de vida. Os mais pessimistas.

Portugal será, talvez, o país da Europa onde é menor o risco de tais fenómenos virem a ocorrer. Somos até pacatos. Bom para nós. No entanto, nada nos garante que tal não venha a ocorrer também por cá. E 2009 está aí, sombrio, sisudo e pouco afável. Infelizmente espera-se por um agravamento do desemprego em face do encerramento, esperado, de muitas empresas. Esperemos que todos se enganem e que tal assim não seja. Mas neste cenário, agrava-se o estado social do país e aumenta o risco destes fenómenos degenerarem também por cá. Estejamos atentos. Esteja o governo atento. Por quem têm sido vários aqueles que defendem que temos que mudar de vida. Pelo menos melhorá-la.

A tarefa do país deverá ser hoje, acima de tudo, uma tarefa social. Portugal tem que fazer uma reflexão social e agir em conformidade. Isto passará pela implementação de politicas sociais de apoio aos mais pobres e desfavorecidos e de uma ajuda às empresas para que não encerrem a sua actividade. Exemplos: o estado no seu papel de cliente pagar a horas, exigir o IVA apenas após emissão do recibo, melhor enquadramento fiscal ao investimento. O problema depois é orçamental, mas se Bruxelas abre os “cordões à bolsa” para o apoio às medidas de recuperação económica, temos a bênção de Deus
.

2 comentários:

Henrique Abreu disse...

Excelente comentário Mario,

A situação é de facto alarmante e há fortes probabilidades de estas "sinergias negativas" alastrarem ao espaço comunitário e desafiarem as instituições politicas pondo, " em risco " o nosso próprio sistema democrático.
Antes de mudar de vida temos de mudar de atitudes e descer um patamar na piramide de Maslow, a preocupação da classe média europeia passou a ser, não a satisfação de necessidades supérfulas, ( aquisisção de simbolos de estatuto social realização, satisfação e progressão na carreira profissional ).
Enfim já diz o "povo", que ninguém gosta de passar de cavalo para burro, mas o facto é de que a sociedade como um todo tem de ganhar consciência de há que voltar a colocar os valores tradicionais no topo da piramide , numa altura em que a preocupação da maior parte da população parece ser a de preservar os meios de sustento da familia, pois no fim do mês há que fazer face aos compromissos assumidos , e aí , para mal de todos , tanto as classes baixas e médias parecem estar mais próximas,......

Mário de Jesus disse...

Caro Henrique

Para além de tudo merece reflexão que pessoas como nós e da nossa geração, que sempre defendemos uma sociedade moderna e evoluída, com novas atitudes, vermo-nos hoje na eminência de voltar a convocar os "valores tradicionais". Será um refúgio?

Abraço