Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, novembro 22, 2008

Subestimar os adversários

O Futebol tem a importância que tem. Para uns é muita, para outros não é nenhuma.

Podemos contudo tirar ilações deste e de outros jogos colectivos ou individuais.
Os jogos colectivos têm o interesse adicional de envolver muitos elementos, colocando o desafio aos líderes dos grupos, de orientar devidamente os seus “soldados” preparando-os devidamente para as “batalhas”.
Esta semana tivemos um encontro não oficial entre as Selecções de Futebol do Brasil e de Portugal.
Curioso é analisar alguns comentários antes e depois do jogo.
Antes do Jogo, as atenções estavam centradas no nosso craque ( Cristiano Ronaldo ) que será provavelmente considerado em breve o melhor jogador do mundo. Com todo o mérito que ele possa ter, julgo que é ainda prematuro considerá-lo o melhor jogador do mundo. Até porque se no Manchester United ( clube inglês onde joga e que fez dele o craque que hoje ele é ) ele tem feito jogos brilhantes, a nível da nossa Selecção pouco ou nada tem feito, não ajudando ainda Portugal a ganhar nenhum troféu.
Antes do jogo com o Brasil, os jogadores portugueses diziam com toda a calma e sobranceira do mundo, que uma vitória sobre o Brasil iria dar motivação para os próximos jogos. Falaram com toda a convicção que ganhar ao Brasil até parecia algo perfeitamente natural. Mas não é. Portugal nunca ganhou um campeonato do mundo. O Brasil já ganhou 4. O Brasil é o maior berço de fantásticos jogadores de futebol. É conhecido pelo país do Samba e do Futebol e os jogadores deles são excepcionais. Os nossos são apenas bons, mas convenceram-se de que são muito bons.
Tão bons que no final das contas sofreram uma humilhante derrota por 6 a 2. Já vejo jogos de futebol há mais de 30 anos e nunca vi a nossa Selecção sofrer tantos golos.
No rescaldo desta derrota, o líder destes meninos-homens ou homens-meninos que se julgam os melhores do mundo, disse que iria tomar medidas para que os atletas saibam “o significado de vestir a camisola da Selecção Portuguesa”.
Não posso deixar de questionar, como é que jogadores profissionais que jogam nos melhores clubes europeus, não conseguem atingir a maturidade suficiente para aprender o que é defender com dignidade as cores de Portugal. Já aqui o disse que gosto de ganhar.
Mas os desafios são para ser encarados com espírito de luta e devemos estar preparados para ganhar ou para perder. Se perdermos devemos encarar com alguma naturalidade pois as razões da derrota podem estar no mérito do nosso oponente. O tal a quem subestimamos e esquecemos que poderia ser forte, tão forte que nos vergou sem apelo nem agravo.
Como em tudo na vida, fica a máxima de que “é errando que se aprende”. Será que os nossos brave-boys estão dispostos a aprender com os seus erros?
Para nosso contentamento era bom que sim, que aprendessem bem e depressa.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Excesso de confiança, vaidade,ausência de humildade e depois falta de vontade de vencer e contrariar os momentos adversos (vestir a camisola e "comer a relva" se necessário).

Será isto compatível com os craques? Ou pseudo-craques?

Resta-nos agora esperar pela acção e decisão do prof Quiroz. Veremos se está ao nível de Scolari e pôr os meninos na ordem.