Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sábado, novembro 29, 2008

Nova Iorque – Madrid – Bombaim

São apenas 3 grandes cidades onde terroristas deixaram a sua trágica marca.

Bombaim ( Mumbai ) só hoje vê um dos seus principais símbolos ( o Hotel Taj Mahal ) liberto de terroristas, após 3 dias de enorme tensão, dor e mortes. Mais uma vez temos vidas inocentes, ceifadas por um punhado de indivíduos para quem é indiferente matar uma pessoa, cem pessoas ou mil pessoas. Confesso que esta indiferença perante a vida de outros seres humanos, é algo que me choca profundamente.
Mais uma vez ouvimos a frase de que o terrorismo é um problema global que exige soluções globais. Se há um campo onde não existem soluções globais é no combate ao terrorismo. O terrorismo é silencioso e cobarde. Os serviços de segurança de cada país lutam para travar actos terroristas mas não conseguem impedir todas as tentativas de ataque. Teremos então não soluções globais mas aproximações a soluções globais. E estas são de todo desejáveis. Todos os meios empenhados na luta contra o terrorismo são importantes e têm evitado que as tragédias sejam ainda maiores.
Escrevo estas linhas quando estou a uns dias de viajar para a India, fazendo uma escala precisamente em Bombaim. O Aeroporto de Bombaim encontra-se em alerta máximo devido aos naturais receios de mais ataques terroristas. Não seria então prudente cancelar a viajem? Talvez, mas uma das maiores vitórias do terrorismo é precisamente o de conseguirem espalhar o medo e o pânico na vida de inocentes cidadãos. Por questões ideológicas, sou dos que acreditam que poucas coisas acontecem por acaso. Talvez por isso, julgue que não adianta muito vivermos permanentemente com medo. A todos os que não conseguem vencer esse medo e optariam por cancelar uma viajem nestas circunstâncias, só posso dizer que respeito essa decisão. Ela é tão legítima como a minha de não me deixar vencer pelo medo.
Estarei então 2 semanas em Goa. Os Portugueses estiveram quase 500 anos em Goa, mas pouco conhecem actualmente os Portugueses sobre Goa, o que é uma pena. Goa é um dos destinos turísticos mais apreciados no mundo. Com um clima óptimo ( vou fugir do frio ) e umas praias lindíssimas, óptima comida e um povo acolhedor, tudo é encantador em Goa, que é apenas uma das muitas maravilhas da India.
A India não é só o Taj Mahal, ou os atentados terroristas. É um sub-continente avassalador em termos de riqueza cultural e belezas paisagísticas. Vou em busca desses encantos, triste pelas vidas perdidas em mais um acto da loucura humana, mas certo de que a vida continua, até onde podermos e nos deixarem ir.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Índia...The final frontier...

Para além do imenso caldeirão de cultura, do enorme potencial de turismo e da gente boa e hospitaleira, há ainda o fenómeno BRIC.

Brasil, Rússia, India e China. The Fab Four.

Ou como o Mundo estará refém destes países no futuro.

Acredito que parte das regras do comércio mundial e do plano económico internacional passarão a ser ditadas por estes intervenientes.

Votos de uma boa viagem e traz recordações.