Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, outubro 26, 2008

Dependência ( ou não ) do Petróleo

Século XX: a procura obsessiva por petróleo. Século XXI: a procura obsessiva por formas de não ficar dependente do petróleo.

O ser humano, pensante e supostamente inteligente, deveria usar melhor a sua genuidade para saber prevêr e acertar nessas previsões!

A busca incessante de petróleo que marcou a história mundial do século XX, mostrou ao Homem, ao Planeta, à Sociedade Actual que os recursos eram incalculáveis, mas não mostrou que eram inesgotáveis.

Porém, o Homem usa o Planeta como se não houvesse amanhã...como se os recursos se transformassem ao invés de se extingirem.

Lavoisier afirmou "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", o que ele não conseguiu prever era a velocidade a que nós iríamos gastar o que a Natureza nos oferece... daí que a missão, o Santo Graal da actualidade seja a busca desenfreada ( maior que qualquer cruzada ) pelas fugas ao uso de petróleo.

Resta saber se as mentes brilhantes do nosso século XXI terão e saberão prever que para produzirmos alternativas ao petróleo estaremos novamente e em cima do que ainda não foi reposto...a cobrar e a pedir mais ao planeta...ao mesmo que nos tem dado tudo!

O descongelamento das calotes polares são um aviso, contudo para produzirmos usos distantes dos do petróleo, precisaremos dele para financiar as plantações, que só a longo prazo nos permitirão subsistir, não sem pretróleo, mas recorrendo menos a ele!

De qualquer modo, quantos mais avisos do planeta serão necessários para acreditármos que "Haverá sangue" ? Talvez o azul do mar invada a terra e o mar banhe os nossos rostos, refrescando a nossa mente, lavando-a da nossa soberania e consciencializando-nos de que deveríamos dar ouvidos a quem muito pensou numa época mais próxima da Natureza do que a nossa.

Por isso, fiquemos com a frase de Vitor Hugo: "É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve."

Texto escrito por Cristiana Marques Rodrigues e publicado no nosso blog a seu pedido.
A Cristiana Rodrigues é visitante assídua do nosso blog e apreciadora dos artigos que nele colocamos, tendo já comentado um artigo recentemente publicado.

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

Agradeço pessoalmente e em nome do FRES a participação da Cristina Rodrigues com este magnífico texto.

Agradeço-te também Otávio pela oportunidade de possibilitares a todos esta leitura.

O tema petróleo é de soberana importância no quadro actual e no mundo em que vivemos. Muito mais do que se possa imaginar.Li o "Sétimo Selo" do José Rodrigues dos Santos e estou agora a ler "Petróleo - qual crise?" de José Caleia Rodrigues, os quais proponho para leitura para quem se interesse por este tema. São ambos muitíssimo interessantes.

Penso voltar em breve aqui com um texto sobre este tema. Espero podermos debater o mesmo entre todos. Entretanto concordo com o pensamento da Cristina sobre este tema, aliás muito bem escrito.

Um abraço

Mário de Jesus disse...

Peço imensa desculpa à Cristiana pela troca do nome por Cristina. Ilusão óptica da leitura rápida.