Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, setembro 07, 2008

MAMMA MIA

Já está nas salas de cinema o musical Mamma Mia que recria as músicas eternas de um dos mais famosos quartetos mundiais, os Suecos ABBA.

Era eu um menino quando os ABBA arrebataram o mundo com as suas canções, tornando-se um dos maiores fenómenos de popularidade a nível mundial.
Tornaram-se igualmente numa das maiores “máquinas de fazer dinheiro”, sendo durante muitos anos uma das “empresas” suecas de maior sucesso.
A um período áureo, sucedeu-se um período de menor notoriedade, mas sempre com presença nas rádios e televisões de todo o mundo.
É desejo repetidamente vincado dos ABBA não mais voltarem a actuar em público. Embora respeitando a sua vontade, não deixo de ficar um pouco triste.
Tenho assistido a outros “resistentes” (cantores e grupos) que voltam aos palcos e trazem de novo magia, aos corações e ao imaginário dos inúmeros fans que grangearam ao longo dos tempos nos mais variados recantos do globo.
Não tenho dúvidas que uma tournée mundial dos ABBA seria um espectáculo notável.
Mas como não podemos pedir os céus e a terra, voltemos à terra e às salas de cinema, para assistir a um fabuloso musical.
Prendendo os espectadores quase desde o primeiro minuto, este é um dos filmes que faz jus à magia que a Sétima Arte nos traz.
O filme está muito bem feito, construindo-se uma história rocambolesca e divertida, ao sabor dos inúmeros êxitos musicais dos ABBA.
É sobretudo um filme construído com humor e com amor que diverte públicos de diversas gerações. Para os mais velhos, os que ouviram vezes sem conta as cassetes dos ABBA, fica a magia adicional de reviverem temas da sua juventude e maturidade, muitos deles ligados para sempre aos momentos mais fortes e apaixonantes dos seus corações.
Foi ainda uma alegria ter assistido este filme numa sala de cinema magnífica. A Sala 1 do FREEPORT de Alcochete.
Trata-se de uma sala enorme, onde todos podem assistir com boa visibilidade e boa qualidade sonora, aos filmes exibidos num écran que é mesmo um Grande Écran.
Aos produtores e actores do filme, o meu obrigado, por me brindarem com momentos tão divertidos e de tanta qualidade, trazendo muita cor e alegria a um mundo que muitas vezes teima em nos massacrar a vista e os ouvidos com imagens e sons menos coloridos.

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

Se calhar uma lufada de ar fresco a contrariar o clima agreste vivido e em que nos movemos com esta crise financeira internacional a qual, directa ou indirectamente, vai afectando também as nossas carteiras e o nosso bem estar.

Quanto a filmes, bandas sonoras e grupos musicais, este exemplo dos ABBA em tudo se assemelha ao desejo de milhões de fans espalhados por todo o mundo que esperam pelo "pigs have flown agis" - a magistral reunião dos 4 pink Floyd.

Sabes do que estou a falar.

Mário de Jesus disse...

Eu queria dizer "pigs have flown again" - como alguém escreveu num cartaz aquando da reunião dos 4 Pink Floyd passados 24 anos no concerto Live 8.