Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, julho 17, 2008

Rendimento menos Consumo = Poupança ?

Agora que muitos de nós já fomos ou estamos prestes a “ ir a banhos “ aqui fica uma leitura de 2 factos, para mim Contraditórios:

1º Facto - Os portugueses precisam de poupar mais para limitarem o défice externo português, alerta hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O alerta foi deixado pelos especialistas do FMI nas conclusões preliminares do relatório sobre Portugal, elaborado no âmbito do artigo IV e que hoje foram divulgadas.
"A acumulação de desequilíbrios externos não pode continuar indefinidamente", diz o FMI.
"Resolver este problema exige que todos os sectores da economia ajustem e poupem mais", acrescenta o Fundo.
Este alerta do FMI surge depois do Banco de Portugal ter anunciado terça-feira que espera que o défice externo português suba este ano para perto dos 11 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), o valor mais elevado em 26 anos.
Os especialistas do FMI deixam uma sugestão: o desenvolvimento de fundos de pensões privados, um segmento que está ainda "pouco desenvolvido" em Portugal.
2º Facto - Dívidas disparam
O total das dívidas dos portugueses ultrapassa os 129 por cento do rendimento disponível. Uma percentagem que não tem parado de crescer nos últimos três anos.
Não é preciso tirar um curso de economia para saber que a Poupança é a Diferença entre o Rendimento e o Consumo. Ora se as dívidas das famílias já correspondem a 129% do Rendimento disponível, onde irão elas “inventar” rendimento para poupar ?
Com o Governo e muitos analistas a desaconselhar novos aumentos salariais, tais poupanças só serão possíveis se os Portugueses abdicarem dos eventualmente bens supérfluos e também de bens essenciais que aliás já estão a fazer.
Muito se defendeu a subida da qualidade de vida por onde também passava a qualidade alimentar.
Com pouco mais onde poupar, voltamos a ter más alimentações, que podem representar um alívio no exíguo bolso dos portugueses mas que terão consequências nefastas na sua saúde a curto prazo.

4 comentários:

Mário de Jesus disse...

Teremos andado pelo menos na última metade da década de 90 e até 2002 a consumir e gastar acima das nossa capacidades de produção o que afectou, consequentemente, a capacidade de poupar. Por isso nos endividámos e muito. E não conseguimos parar de nos endividar porque nunca conseguimos parar de consumir. Daí que o nível de endividamento das familias não pare de crescer. Não só porque não existem rendimentos que suportem todos os encargos como também nos é difícil reduzir a intensidade consumistas que nos assola. Erros e vícios pagam-se caros e a factura aí está.

Anónimo disse...

Efectivamente, as coisas simples tem de ser ditas e escritas até passar a mensagem. Se não aumentamos os nossos rendimentos (o crescimento do PIB não tem sido relevante) se a dívida aumenta tem que se reduzir algum do consumo que permita, a prazo razoável, o reequilíbrio das contas. É inevitável.
No entanto, a grande maioria das empresas financeiras (bancos e parentes próximos) estabeleceram o crédito fácil, aquele que não se preocupa em aferir de forma técnica correcta a capacidade financeira de quem o pede. Além disso, o crédito fácil foi dirigido às famílias e ao indivíduo para despesas, regra muito geral, não produtivas: Uma casa melhor, um utilitário com mais acessórios, móveis novos, barcos e jipes de recreio, férias no estrangeiro, o último grito em electrodomésticos, enfim... O "facilitismo" é tanto que em alguns casos as dívidas estabelecem-se a prazos tão grandes que transitam para os filhos, e seus descendentes. Se a atitude implícita não prejudicasse praticamente a todos não me atreveria a criticá-la e nada teria a comentar sobre o assunto. Fica assim uma parte muito relevante do mundo ocidental a trabalhar para pagar os juros e as dívidas contraídas nas respectivas instituições. A ilusão criada de que os baixos juros e baixas taxas de inflação ocorridas seriam para sempre, bem como outros factores macroeconómicos ilusórios, também facilitaram a “corrida” ao crédito. A história mundial é desconhecida ou foi desprezada. Pensaram alguns que o problema afectaria apenas os endividados, mas na realidade afecta todos, na respectiva medida e embora tentem dissimulá-lo, até os promotores deste tipo de economia estão a ser afectados, e ainda não inflectiu a escalada do problema. Muitos afirmaram que a maioria das dívidas estavam cobertas pelo património, dissimulam ou esqueceram-se/esquecem-se de prever que também este valor pode decrescer até valores residuais.
A somar às dívidas já existentes, surge recentemente com um grande fôlego renovado o modelo de crédito directo: a venda/compra a prestações nas lojas. É agora bastante fácil e rápido (com poucos euros) colocar em casa, Televisor, Sistema de áudio, Computador, Impressora, Frigorífico, Máquinas de lavar, móveis (ex. IKEA), etc, pagando apenas a 1ª prestação de cada um dos artigos pretendidos! O problema vem depois, e está nas contas, quando se verifica que o mês é muito longo para o salário auferido e mais grave ainda quando recebidos os subsídios de férias/natal ainda não se conseguiu pagar as férias na Malásia de quando se era “jovem” e continua a ser necessário cortar nas despesas correntes.
Em tempos, expressei-me preocupadamente sobre as consequências económicas e financeiras óbvias, as presentes, e caso não se inflicta a trajectória, aparentemente necessitando condicionar o comportamento das empresas financeiras, continuamos a caminhar para uma falência técnica e para as suas graves e dramáticas consequências.
Termino este comentário desejando que a orientação da aplicação do esforço Humano seja dirigida a acções de desenvolvimento sustentado e não a fugazes oscilações, talvez stressantes e excitantes para alguns, mas seguramente má para a esmagadora maioria a médio e longo prazo.

Otavio Rebelo disse...

Prezados Mário e Anónimo, muito obrigado pelos vossos comentários, relembado que foi o tema Rendimento, Consumo e Poupança, o que se tem passado entre nós nas últimas 2 décadas, ficou perfeitamente ilustrado com as vossas explicações. Também os caminhos a seguir estão traçados, esperemos que os "surdos" nos começem a escutar. Há tanto trabalho bom e motivante para fazer, que a crise que passamos é também um desafio a quem sabe que com esforço e sabedoria, muito do que parece impossível está afinal ao nosso alcance. Otávio Rebelo

Mário de Jesus disse...

Caros Nuno e Otávio

Concordo em absoluto com os vossos comentários em especial o raciocínio e as bem apresentadas causas/efeitos do teu comentário Nuno.

No seguimento da minha exposição, quero apenas referir o seguinte: As famílias, não estando, numa boa parte, em falência técnica (pois 80% do crédito atribuído a particulares é destinado ao crédito habitação - e os 20% restantes ao consumo)têm ainda activos (as suas casas e imóveis) cujo valor actual é superior às suas dívidas. Porém, há um déficit do ciclo de exploração das familias, isto é, os rendimentos correntes não cobrem as despesas correntes.

Também os valores dos seus activos se têm vindo a desvalorizar (pelos efeitos da crise que se iniciou no sector imobiliário nos EUA, expandido à Europa e que afecta agora e muito o nosso principal parceiro - Espanha).

Posto isto, caminha-se a passos largos para uma efectiva falência técnica das familias se nada for feito para contrariar esta direcção.

Abraços