Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

domingo, junho 08, 2008

Os grandes espectáculos quando “nascem” não são para todos

A propósito do artigo do colega Mário Jesus sobre sinais contraditórios e crispação social gostaria de referir outro campo onde se manifesta uma desigualdade de oportunidades.

Refiro-me concretamente aos grandes espectáculos, desportivos e musicais. A cultura e recreio também deveriam fazer parte da vida de todos cidadãos do país. Para além da vertente de entretenimento, existe sempre uma elevação do espírito e da alma ao podermos assistir ao vivo às performances de grandes artistas das mais variadas artes.

Infelizmente o acesso a esses grandes eventos desportivos e musicais entre outros, não estão acessíveis a todos.

Muitas vezes dizem que não falta dinheiro em Portugal porque esses grandes acontecimentos esgotam sempre. Talvez fosse mais correcto dizer que entre os 10 ou 12 Milhões de Portugueses existem pelo menos 100 mil que não têm falta de dinheiro. São esses que não perdem um só dos grandes espectáculos. São esses, quase sempre os mesmos, que esgotam os concertos musicais nos grandes pavilhões como o pavilhão atlântico ou nos grandes estádios de futebol. São esses ainda que a meses de distância podem comprar e compram bilhetes com toda a antecedência para os grandes espectáculos. Para eles não importa se os concertos custam 40 , 50 , 60 , 70 ou 100 Euros. Querem ir e vão. O concerto da Madona é só em Setembro e na primeira semana em que os bilhetes ficaram disponíveis, praticamente esgotaram.

Do outro lado do “paraíso” testemunho o desabafo de pessoas nos transportes públicos que dizem que sonhavam em ir ao Rock in Rio que terminou anteontem, mas que os 53 Euros do custo do Bilhete faziam mais falta para…comer.

Sempre obcecados e admirados pelos números das estatísticas que nos falam nos recordes de bilheteiras e de vendas de destinos turísticos, convém não perder a noção da realidade dos números e perceber que muitos não significa a maioria.
A maioria continua a passar por muitas dificuldades, penosamente e em silêncio.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Estes são apenas mais alguns exemplos da prova de que as disparidades sociais se agravaram e (a já ineficiente) distribuição da riqueza, estão a um nível crítico em Portugal.

Mais do que nunca a sociedade civil tem que agarrar o problema de frente. Se não quem?