Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quinta-feira, março 06, 2008

Verde por 2 minutos

As questões ambientais têm tido uma importância crescente.

Somos diariamente bombardeados com muita informação pela televisão, jornais, revistas, etc.
A maior parte dessa informação consiste em guerras, violação de direitos humanos, desporto e factos políticos de duvidosa relevância.

Neste contexto, chamo particular atenção ao “ Minuto Verde”. Trata-se de um programa transmitido de manhã cedo e, como o nome indica, com a duração de apenas um minuto. Nele deparamos com pormenores interessantes sobre situações práticas diárias e sobre cuidados que algumas profissões necessitam de ter em atenção, para obter uma mais eficiente utilização de recursos.

Estas informações são fornecidas por alguns membros da Quercus, associação que todos conhecemos e que visa a defesa do meio ambiente.

A este propósito gostaria de fazer dois reparos ou sugestões:
- Julgo que se o programa fosse visualizado na dita “hora nobre”, abrangeria uma maior audiência, sendo um momento ideal para adquirir e aplicar conhecimentos no nosso dia-a-dia.

- Por outro lado, se em vez de apenas um minuto, onde tanta informação relevante é transmitida, pudéssemos contar com dois minutos diários, muito mais conhecimentos poderíamos adquirir, com benefícios para a nossa vida em casa, no trabalho e em todo o lado.

1 comentário:

Mário de Jesus disse...

Olá Paula

Parabéns pela tua primeira participação no nosso BLOG. Sabemos que as tuas opiniões são indispensáveis para uma elevação da qualidade dos nossos debates e do nosso Fórum. Isso já te havia sido dito pessoalmente nos nossos encontros. Todos contamos e todos podemos fazer a diferença. Sobre o tema, é bom que tenhas recentrado a discussão em temas de caracter ambiental (afinal fazem também parte dos nossos temas centrais tal qual consta no nosso manifesto). É uma ideia interessante o minuto do ambiente como o já era a proposta em tempos do Otávio do minuto do cidadão. Estes programas são no fundo um serviço público (e cívico) da televisão hoje em dia tão necessitada de produção de qualidade. Concordo com a necessidade de poder passar a 2 minutos embora 1 minuto em horário nobre como defendes, seria já um passo muito importante.

Um beijo