Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

sexta-feira, março 14, 2008

Investimentos e urgência de criação de emprego

A semana que hoje encerra teve algumas boas notícias em termos de investimento, nomeadamente:

1. A La Seda de Barcelona, que tem como principais accionistas o grupo português Imatosgil e a Caixa Geral de Depósitos (CGD), anunciou o arranque da construção em Sines de uma fábrica de PTA (ácido teraftálico purificado, a matéria-prima de todas as formas de poliéster). Este investimento, louvado pela sua importância local e nacional pelo Primeiro Ministro Engº José Sócrates, representa um valor de cerca de 400 milhões de euros, permitindo à empresa espanhola passar de terceiro para primeiro “player” na Europa neste segmento.
A La Seda de Barcelona foi fundada em 1925 e é líder no mercado europeu de PET (polietileno tereftalato), o plástico utilizado em embalagens.
Pormenores interessantes sobre este investimento podem ser vistos em

http://www.mun-sines.pt/inovaemprego/documentos/apresentacao_artenius_ruisousa.pdf

2. Investimento a nível da Hotelaria

Hotelaria: Axis investe 12 M€ em Viana do Castelo
http://www.millenniumbcp.com/SME/middle/04/showNew/0,3532,3-20080311115958-DIARIODIGITAL----true-,00.html

3. Investimento a nível do Comércio

AKI investe 35 M€
http://www.millenniumbcp.com/SME/middle/04/showNew/0,3532,3-20080311134500-DIARIODIGITAL----true-,00.html

4. Investimento em Logística

Como síntese dos investimentos atrás referidos e para realçar a importância de continuarmos todos a trabalhar bem e a bom ritmo, transcrevo os seguintes parágrafos relacionados com esta notícia.

“ O primeiro-ministro, José Sócrates, disse na terça-feira dia 11 de Março, que a plataforma logística Lisboa-Norte, no concelho de Vila Franca de Xira, é um «elemento modernizador da economia» e que representa a confiança dos investidores estrangeiros em Portugal.
«Estou aqui hoje para sublinhar a importância deste investimento [plataforma logística], que é um instrumento modernizador da nossa economia«, afirmou hoje José Sócrates durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da plataforma logística de Castanheira do Ribatejo.
Na ocasião, o primeiro-ministro destacou a importância que o investimento empresarial estrangeiro tem para a economia portuguesa, salientando que Portugal «precisa de investimento modernizador e que dê emprego às pessoas«.
A plataforma logística, que estará concluída em 2018, representa um investimento de 265 milhões de euros por parte do grupo espanhol Abertis.
A nova infra-estrutura permitirá, segundo as estimativas da Abertis, criar mais de 5.000 postos de trabalho directos e 12.500 indirectos.
Para o primeiro-ministro, o investimento do grupo espanhol traduz «um elemento de confiança na economia portuguesa e nos portugueses«, o que significa «mais oportunidades de emprego«.
«Queremos que este investimento ande depressa porque há muita gente a querer trabalhar«, sublinhou.”

Esta é uma frase emblemática, que merece todas as análises e nenhum comentário em particular.

2 comentários:

Mário de Jesus disse...

São absolutamente necessários investimentos vindos de fora quer até de investidores internos para a criação de emprego porque as empresas instaladas estão ainda muito renitentes em novas contratações. É, infelizmente, tudo uma questão de confiança. E esta não está ainda instalada no país.

Anónimo disse...

Octávio,
É positivo o investimento na área logistica,mas este é fruto da Iberização do Mercado e não de qualquer politica externa do actual Governo. Eles apenas aproveitam a boa noticia para mostrar a dita pátria que estão a criar emprego.
As plataformas (Hubs) logisticas ibéricas têm tendência a aparecer cá porque a produção está nos nossos hermanos e nós apenas somos um mercado de distribuição/consumo. O centro de decisão está em Madrid ou Barcelona.