Fórum de Reflexão Económica e Social

«Se não interviermos e desistirmos, falhamos»

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Os eleitos


Este é um artigo aberto.
Aberto porque não expressa nenhuma opinião concreta.
Apenas aborda o tema das eleições em geral, apelando a contributos preciosos dos leitores do blog sobre cada um deles em particular, ou sobre as possíveis ligações ou implicações entre eles.
Também se pode chegar à conclusão que relatam apenas realidades diferentes e completamente independentes.

1ª Eleição – Paquistão
Nunca me apercebi bem da importância estratégica do Paquistão, mas a sua posição central em relação a muitos problemas económicos, religiosos e políticos, há-de ter alguma relevância. O Paquistão está rodeado de países como a Índia , o Afeganistão e o Iraque entre outros, e a importância da estabilidade neste país parece-me que tem muitas implicações a nível local e até global. Agradeço a quem possa acrescentar contributos ou visões sobre a relevância ou não do Paquistão, que o faça para que possamos enriquecer-nos em termos de conhecimento político-geo-estratégico.

2ª Eleição – Quénia
Num mundo cada vez mais “civilizado”, parece-me terrível o alastrar e o arrastar das barbaridades que se estão a cometer neste país, sob o olhar sereno ? impotente ? indiferente ? do nosso mundo ocidental e cheio de valores. As sociedades civis estão ainda muito desorganizadas e gostaria de saber o que poderemos fazer para pressionar os Líderes mundiais a dar condições à ONU para por termo a tragédias como estas.

3ª Eleição – EUA
Ano de eleições presidenciais nos EUA , parece um ano de festa, onde o circo muito bem montado, centra-se sobre si próprio, alheando do resto do mundo. Queria também perceber se estas eleições podem trazer alguma coisa de novo ao mundo, dado os EUA terem uma importância tão espalhada pelos 4 cantos do mundo.

Agradeço todo e qualquer contributo, pois cada opinião particular ajuda a entender e formar uma melhor opinião colectiva, por vezes tão necessária e importante.

Otávio Rebelo

Sem comentários: